top of page

Notícias

Projeto da UEM é selecionado para fazer parte do Instituto Serrapilheira. A pesquisa é coordenada pelo professor Rafael Silva do grupo GMPC.

September 16, 2018

O instituto Serrapilheira, criado em 2017, é o primeiro Instituto privado criado para valorizar a ciência e incentivar pesquisadores brasileiros a buscar respostas para grandes desafios da sociedade. O instituto foi criado para gerir um fundo financeiro de R$ 350 milhões, provenientes de seus fundadores João Moreira Salles e Branca Vianna Moreira Salles (maiores acionistas individuais do banco Itaú). O objetivo do instituto é apoiar um número reduzido de pesquisadores e financiar projetos inovadores e até mesmo arriscados.

O instituto Serrapilheira apoia cerca de 70 projetos em todas as áreas do conhecimento. Inicialmente, o pesquisador recebe 100 mil reais no primeiro ano do projeto para fazer a “prova de conceito”. Destes 70 projetos, entre 10 a 20 projetos serão então selecionados para receber um aporte de R$ 1 milhão para 3 anos adicionais de pesquisa. Por ser um instituto privado, os recursos podem ser usados pelo pesquisador a seu total critério.

O projeto proposto é coordenado pelo professor Rafael Silva, e tem como ideia fundamental a utilização da energia química contida na matéria orgânica dissolvida em efluentes industriais ou residenciais, ou até mesmo em rios contaminados, para a produção de um combustível limpo, o hidrogênio. O método proposto é baseado em uma rota química complexa para se obter o máximo possível de eficiência energética na conversão de energia. Tal tecnologia pode ter um impacto enorme na sociedade, uma vez que o hidrogênio é o principal reagente utilizado na produção da amônia e de fertilizantes nitrogenados. A ideia é atacar diversas questões fundamentais de nossa sociedade com um único processo: descontaminar corpos d’água e produzir, de forma sustentável, o hidrogênio molecular, e por consequência fertilizantes mais baratos, que irão aumentar a produção agrícola mundial. Atualmente, a produção de hidrogênio e de fertilizantes emprega o uso de gás natural, um recurso limitado e que gera como subproduto o dióxido de carbono, um poluente.

XVII Brazilian MRS meeting (SBPMat)

May 04, 2018

Entre os dias 16-20/09/2018, irá acontecer o XVII Brazilian MRS meeting, na cidade de Natal/RN, no Hotel Praiamar. Embora o período de submissão de trabalhos já tenha se encerrado, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 31/07/2018.

23° CBECIMat

May 04, 2018

Acontecerá, em Foz do Iguaçu, entre os dias 04-08/11/2018, o 23° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECIMat). Neste ano, o congresso foi organizado por pesquisadores Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN, mas conta com o apoio da Associação Brasileira de Cerâmica (ABC), a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e a Associação Brasileira de Polímeros (ABPol).

Acerca dos prazos, a submissão de resumos tem prazo limite no dia 11/05/2018, enquanto que trabalhos completos poderão ser submetidos até 24/08/2018.

As inscrições para ouvinte podem ser feitas antes ou durante o evento, estando sujeitas a alterações nos preços dependendo do período em que for realizada.

1 / 1

Please reload

SBPMat 2018
CBECIMat
bottom of page