top of page

História

História

     Formado em 1991, o Grupo de Materiais Poliméricos e Compósitos (GMPC) tem, atualmente, como coordenadores, os professores (do Departamento de Química da UEM) Dr. Adley Forti Rubira, Dr. Edvani Curti Muniz – professores titulares da área de físico-química – e pelo professor Dr. Rafael da Silva, professor adjunto da área de inorgânica.

Ao longo de sua história, o GMPC contou com a colaboração de outros professores do Departamento de Química da UEM, sendo eles os profs. Dr. Eduardo Radovanovic e Dr. Emerson M. Girotto, da área de Química Inorgânica; a professora Dr. Gizilene M. de Carvalho (atualmente, docente na Universidade Estadual de Londrina), também da área de Físico-Química. O membro mais recente a integrar a equipe de coordenação do GMPC foi o professor Dr. Rafael da Silva. O grupo contou, ainda, com a colaboração do professor Dr. Marcos Kunita (in memoriam), cujas contribuições foram significativas para o progresso da ciência em âmbito mundial.
     É um grupo com atividades altamente interdisciplinares, desenvolvendo pesquisa de caráter aplicado na área de polímeros, mas com enfoque em conhecimentos básicos de química. Estes conhecimentos envolvem química de superfície, de materiais poliméricos, de sólidos, uso de fluído supercrítico em química de materiais, química de hidrogéis, eletroquímica, compósitos poliméricos orgânico-inorgânico, dispositivos e sensores, e blendas poliméricas.
    Uma parte do grupo desenvolve pesquisa com polímeros convencionais, sintetizando hidrogéis, preparando blendas e compósitos, e atuando na reciclagem de plásticos, no intuito de preparar materiais que apresentem propriedades sinergísticas, enquanto a outra parte se dedica ao desenvolvimento de dispositivos eletrocrômicos, fotoeletroquímicos, sensores e materiais para baterias, usando os polímeros condutores de eletricidade, seus compósitos e blendas. As pesquisas em polímeros convencionais enfocam os aspectos relacionados com a sua estabilização e degradação (mecânica, térmica ou fotoquímica), suas transformações de superfície e sua facilidade ao tingimento.

bottom of page